Resenha de Artigo - Avaliação de Interfaces de Usuário – Conceitos e Métodos
INTRODUÇÃO
A IHC é uma disciplina investigativa e avaliativa de cunho computacional que busca qualificar a interação de interfaces de um sistema computacional com seres humanos.
ESTRUTURA DO TEXTO
Serão apresentados e descritos em tópicos de maneira resumida os pontos chave para o entendimento dos conceitos de IHC e do contexto em que são aplicados.
CONCEITOS DE IHC
A interação humano-computador ou IHC tende a ser algo que pode ser avaliado criteriosamente de acordo com modelos e padrões. No que tange o desenvolvimento profissional de software, a IHC lida com interfaces que são o intermédio entre usuário e máquina.
AVALIAÇÃO DE INTERFACES E MÉTRICAS
O grande perigo ao avaliar interfaces é deixar-se levar pela própria opinião em relação ao projeto, é necessário apoiar-se nas informações colhidas dos utilizadores do sistema. Portanto alguns pontos chaves para avaliar a interface são:
Delinear as dores e necessidades do usuários
Buscar problemas de interação e interface
Entender como a interação altera o uso e como os usuários trabalham com ela
Adotar métodos comparativos em relação à interface utilizada
Quantificar em métricas a qualidade da usabilidade da interface do sistema
CONCEITO DE QUALIDADE DE USO E USABILIDADE EM IHC
Qualidade em IHC refere-se diretamente com os requisitos da interface e de que se o que foi projetado atende às necessidades do usuário que a utilizará. É de grande importância atentar-se não somente aos custos associados ao projeto de IHC porque um bom projeto de IHC pode reduzir custos futuros de retrabalho num projeto já entregue.
Para definir critérios de usabilidade temos alguns importantes indicadores:
Ser fácil de aprender a operar
Se é fácil de utilizar
Se o produto gera um ganho na produtividade e eficiência do usuário ao utilizar
Se o usuário sente-se satisfeito com os resultados no decorrer da utilização
Se a interface produz flexibilidade no uso
Se existem restrições de segurança para o usuário
HEURÍSTICAS DE NIELSEN
Foi proposto por Nielsen heurísticas elementares sobre as interfaces:
Permitir que o usuário entenda o estado do sistema por feedback
Adotar conceitos familiares ao usuário
Possibilitar que o usuário não fique “preso” no sistema que possa voltar ou refazer ações
Adotar convenções e padrões de interface que tenham relação entre si
Impedir usuários de ações que possam gerar erros ou notificar possíveis erros ao acionar determinado evento
Permitir que os usuários consigam recuperar ao estágio em que estavam após alguma falha ou erro
Evitar excesso de elementos que podem causar confusão ou cansaço
Importancia de uma documentação que possa ser facilmente consultada
TESTES AVALIATIVOS
Vale ressaltar também a importância da criação de testes com usuários reais para poder encontrar problemas no percursos de uso das interfaces, também conhecidas como percurso cognitivo. O objetivo do teste deve ser claro e conciso para que se possa identificar aonde quer se chegar. Ao apropriar-se de testes com humanos é necessário também cuidar das questões éticas relacionadas com a atividade.
CONCLUSÃO
A IHC é uma área de grande importância e relevância pois está instrínsecamente ligada à qualidade final do produto de software e do desenvolvimento das interfaces e é algo que deve ser aplicado à todo projeto de sistema que se deseje obter excelentes resultados para os usuários finais e o gerenciamento posterior de possíveis mudanças.
SOBRE O AUTOR
Meu nome é Joel Guerreiro Borghi Filho, e sou acadêmico do 5º período da disciplina de Qualidade de Software do Curso superior tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Bragança Paulista. (IFSP-BRA).
FONTE:
PRATES OLIVEIRA F., BARBOSA, S. D. J. . Avaliação de Interface de Usuário – Conceitos e Métodos. https://www.researchgate.net/publication/242691294_Avaliacao_de_Interfaces_de_Usuario_-_Conceitos_e_Metodos
Muito bacana Joel!!!
ResponderExcluirVocê fez um ótimo compilado de princípios e recomendações ;)
Que bom que gostou Talita, agradeço sua avaliação! Abraços
Excluir