Metodologia Ágil SCRUM - O papel do Product Owner em Desenvolvimento de Software
Autoria de Joel Guerreiro Borghi Filho
Dentro do contexto de desenvolvimento de software no que se refere à fase de projeto, é de grande importância para a equipe ou time de desenvolvimento a existência de um Product Owner .
Tal papel é tão importante quanto a de um Scrum Master dentro do framework Scrum. No entanto existem controvérsias que afirmam que o Product Owner seria uma espécie de Gerente de Projetos, mas na verdade, como propõe Ken Schwaber é que as responsabilidades do Product Owner estão mais relacionadas em gerenciar o Product Backlog ( requisitos do projeto ) e que deve garantir a compreensão da equipe acerca deste artefato. A afirmação pode aparentemente não demonstrar inflexibilidade, mas ao se prender à ela pode-se facilmente cair numa espécie de engessamento das ações que poderiam ser executadas pelo Product Owner, no sentido de não permitir mover-se para outras direções à medida que as reuniões das sprints ocorrem em momentos que os requisitos mudam.
Para ir direto ao ponto pode-se afirmar que o Product Owner é uma espécie de representante do cliente, e que suas responsabilidade se escalam dependendo do tamanho e complexidade do projeto. As necessidade do cliente refletidas no Product Owner em questão poderia ser uma migração de sistema ou atualização de um website, uma nova aplicação móvel etc.
Um cliente interno ou externo poderia solicitar mudanças e a figura que o representaria dentro da equipe seria o Product Owner. O Product Owner é integrante central da equipe que se apoia no framework Scrum com garantias que as metas sejam cumpridas e que o bom funcionamento entre as partes da equipe fique na maior parte do tempo no mesmo caminho, podendo assim ser uma atividade que requer grande desenvoltura e conhecimento sobre o domínio do problema a ser solucionado em forma de software.
O Product Owner é quem aponta o caminho a ser seguido, as prioridades e as coisas que podem ficar em segundo plano, fazendo também com que os interesses do cliente não fujam do escopo pré-estabelecido durante a execução das etapas e que o acordado entre as partes mantenha-se em retidão. Além disso é também da alçada do Product Owner o de ter o dever de manter ambas os lados, seja o do cliente ou da equipe informados sobre o andamento do projeto de forma constante.
Como um comunicador nato o Product Owner assume grande ação empreendedora sobre o projeto delegando a visão sobre o todo e buscando aumentar o valor ao projeto. Ao devotar constante dedicação ao Product Backlog iterativamente é capaz de promover o refinamento dos requisitos gerados, podendo obter grandes melhorias antes de cada reunião de Sprint, sua prioridade é garantir o bom funcionamento da equipe e que o foco seja nas partes mais importantes.
Devido ao caráter dessa função ou papel do Product Owner no projeto, os objetivos de cunho financeiro também estão sob sua gestão, com finalidade principalmente de aumentar o retorno sobre o investimento e claro, a satisfação das partes interessadas, devendo sempre atualizar o Product Backlog e os relatórios das releases. Em contrapartida, o papel do Scrum Master é mais focado em executar e concluir, o Product Owner busca mais funcionalidades por ser quem refina o Product Backlog, devido ao caráter de cada papel, sua combinação não se torna atrativa ou recomendada. Outra abordagem que pode não gerar bons resultados, é a de colocar na posição de Product Owner alguém de perfil muito técnico, como um desenvolvedor, essa abordagem pode gerar conflitos e problemas entre as partes.
Devido ao cunho de grande responsabilidade decisória do Product Owner, é via de regra que o indivíduo que ocupa esta posição seja devidamente qualificado, porque sua inexperiência ou falta competência pode trazer graves problemas. Portanto um bom Product Owner deve ter uma panacéia de habilidades analíticas e técnicas que o permita focar no produto e nas necessidades dos interessados e agir de forma que a equipe funcione de forma harmônica e obtenha-se sucesso no projeto. Além disso o
Product Owner deve ter grande conhecimento acerca das necessidade dos cliente e uma boa noção da metodologia Ágil com o framework Scrum. Dentro dessas características podese destacar algumas que são primordiais como: análise do problema do negócio e transformação em cenários ; excelente habilidade de comunicação com os interessados, internos ou externos ; ter capacidade de trabalhar com marketing e vendas extraindo inovação para o backlog; Por fim pode-se concluir que encontrar um bom Product Owner não é tarefa das mais simples, mas sua presença no projeto é de suma importância para seu sucesso.
Comentários
Postar um comentário