RESENHA DE ARTIGO: QUALIDADE DE SOFTWARE AGROPECUÁRIO: UM ESTUDO DE CASO

 Autoria de Joel Guerreiro Borghi Filho

INTRODUÇÃO

 

O conceito de qualidade do ponto de vista técnico

Segundo a norma ISO/CD8402 - qualidade, refere-se ao sentido geral de um produto ou serviço que segundo suas especificações e características atende às necessidades elencadas pelo usuário deste serviço ou produto.

Também observa-se que a qualidade além de existir, deve ser comprovada e reconhecida pelo usuário ou cliente. Para isso existem certificações de qualidade baseadas em padrões da International Oganization for Standardization ou ISO possuindo elementos indicativos em consonância com normas e padrões internacionais para diversos segmentos do desde as áreas agrícolas até as de software etc.

Os sistemas de software e a agropecuária

 

Num contexto de software agropecuário, ou seja produtos voltados ao setor e mercado agropecuário teve um aumento significativo. No entanto as empresas que produzem software para este setor não estão atendendo aos padrões de qualidade que deveriam ter.

Alguns do problemas detectados a partir de uma significativa retração é devida a baixa qualidade dos produtos gerados, no sentido de não atender às necessidades dos usuários, além do uso de tecnologias já em desuso ou com defasagem em relação as mais recentes. Outro problema levantado foi a ausência de um treinamento específico para os usuários destes sistemas, o que levou à uma baixa eficiência em seu uso dentro das empresas rurais com consequências muito negativas.

Tendo em vista os problemas citados e buscando entender uma possível viabilização destes sistemas voltados ao setor agropecuário foi feito um levantamento de diversos atributos de qualidade de software bem conhecidos neste mercado.

Atributos elencados pela avaliação técnica do software ALFA de acordo com métricas que indicam ausência ( Não, negativo ) ou presença ( Sim, positivo) de determinado atributo:

 

1. Facilidade de uso

 

Pergunta:

 

A interface é de fácil personalização pelo usuário?

 

Resposta:

 

Positivo. A interface de usuário do sistema permite escolher comandos na forma de botões o que facilita exibir informações relevantes na interface principal.

Também possui restrição de acesso à parte de finanças.

 

2. Manual do Usuário

 

Pergunta:

Existe documentação e é fácil de compreender pelo usuário?

Resposta:

Negativo. Não possui manual, e a versão disponibilizada online não atende as necessidades do usuário.

 

3. Facilidade de operação

 

Pergunta:

Entrada de dados físicos, zootécnicos, financeiro e econômico no software é simples?

Resposta:

Positivo. Possui menus intuitivos para preenchimento de dados, botões de tamanho adequado na interface de comandos com figuras sugestivas para sua utilização.

 

4. O usuário tem facilidade de entender os resultados finais fornecidos pelo sistema?

Positivo. A maioria dos relatórios de saída são claros mesmo com modelos limitados.

 

5. É fácil consultar dados?

 

Positivo. Interface gráfica limpa com possibilidade de filtragem avançada por critérios com períodos de consulta.

 

6. É fácil de alterar os dados?

 

Sim. Há a possibilidade de alterar de forma simples bastando clicar duas vezes para lançar a mudança e depois gravar.

 

7. Há direito a upgrade?

 

Positivo. Mas a garantia de ugprade/atualização do software para quem não tem contrato de manutenção é inviável.

 

8. Tem Suporte Técnico?

 

Positivo. Mas o serviço somente é gratuito no primeiro mês após adquirir o produto, e

após este período a manutenção depende de escolha do cliente de assinar um contrato de suporte. Outra alternativa seria um atendimento sob demanda com valor igual ao contrato de manutenção, inviabilizando o suporte para clientes sem assinatura.

 

9. A empresa oferece manutenção do sistema de software?

 

Sim. Baseado em um valor mensal o usuário ou cliente tem direito há um suporte via telefone e email recebendo atualizações pela internet.

 

10. Integridade do sistema - Robustez

 

Positivo. Durante erros o sistema mostra uma interface com referências e informações sobre o erro ocorrido possibilitando ao usuário fechar/ignorar/repetir a ação que causou o erro. No entanto na maioria das vezes o erro forçou uma reinicialização do computador.

 

 

11. Os relatórios podem ser personalizados de acordo com as necessidades dos clientes?

 

Positivo. Há uma grande gama de relatórios disponíveis, contudo, eram relatórios determinados pelo sistema. O lado vantajoso é que o usuário pode ir direto ao ponto, encontrando um que encaixe em sua necessidade.

 

12. Conteúdo do Sistema - Correção dos Resultados

 

Positivo. Mas houve perda de confiança no produto por conta da insconsistência de alguns resultados gerados pelas rotinas, algumas informações repetidas entre outros.Na parte financeira do sistema não era oferecido sistemas automáticos de rateio o que incorreu em distorções em análises dos resultados. Uma maneira de contornar o problema é exportar a informação por intermédio de arquivo xls, e suas informações posteriormente manipuladas.

 

13. Os padrões monetários técnicos estão em conformidade?

Positivo. Os padrões estão adequados em 4 tipos de moedas, demonstrando

flexibilidade às necessidades do setor de pecuária.

 

14. Consistência de dados - os dados são consistentes?

Positivo.

Embora hajam exceções, na maior parte as saídas foram aceitáveis, mas causaram redução na confiança no produto, o sistema permitia que o estoque ficasse negativo.

 

15. As informações estão cientificamente corretas?

Positivo. Nota-se isso na parte de zootecnia. No entanto poderiam existir outros relatórios que pudessem incrementar os já existentes no sistema.

 

16. O software está adequado às necessidades práticas do cliente?

Positivo. Existe a carência na parte financeira de rotinas melhores e uma coesão com a parte de zootecnia pois estão trabalhando separadamente.

 

Conclusão e considerações finais

Opiniões são subjetivas e estão sujeitas à interpretações muito heterogêneas,portanto não há um modelo ideal de avaliação de qualidade de software agropecuários. Isso quer dizer que se a análise fosse feita por especialistas,talvez sua avaliação fosse inferior. Contudo uma avaliação técnica é de suma importância para obter uma especificação adequada da qualidade, podendo ser um divisor de águas entre outros produtos disponíveis no mercado.

 

Referência:

CÓCARO, H, LOPES M A, ALVES CAMPOS F C. Qualidade de Software Agropecuário: Um Estudo de Caso. Ciênc. agrotec., Lavras, v. 29, n. 5, p. 1075-1082, set./out., 2005.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha de Artigo - Avaliação de Interfaces de Usuário – Conceitos e Métodos

Listagem de Serviços de FTP e Modos de Operação ( passivo e ativo ) - Comparativos

Explicação básica do que é uma API - Interface de Programação da Aplicação ( Application Programming Interface )