Qualidade de Produtos de Software

 Autoria de Joel Guerreiro Borghi Filho

INTRODUÇÃO


Existem muitos tipos de técnicas e normas de qualidade de software, logo é um assunto bem extenso com diversas ramificações. A área de desenvolvimento de software busca alinhar-se aos padrões mundiais mais utilizados no mundo. A qualidade final do produto é a linha condutora.

Para que haja um entendimento e clareza do assunto é necessário delinear os objetivos do projeto e os critérios a serem seguidos. Quando consegue-se criar um comparativo do produto em relação à uma gama de características bem delineadas ganha-se muito no quesito de precisão ao avaliar a qualidade do software.


MODELOS DE QUALIDADE DO PRODUTO


Tendo como seu fio condutor a visão do usuário foram desenvolvidas diversas normas que orientam os modelos de qualidade do produto em forma de ISO. As ISO são um contigente de atribuições que buscam estabelecer padrões que o sistema de software deve atender.


Exemplos de ISO’s:


  • - ISO/IEC 9126:2001:

    • Refere-se às diretrizes de usabilidade e características de qualidade do software

  • - ISO/IEC TR 9126-2:2003:

    • Refere-se às métricas externas relacionadas às ocorrências de falhas no software

  • - ISO/IEC 9126-3:2003:

    • Norma referente à métricas internas que tem a finalidade de testar se os requisitos atendem às especificações e buscar enumerar falhas verificadas previamente com estimativas de requisição e resposta do sistema


TESTE DE SOFTWARE


Durante o desenvolvimento de um produto de software faz se necessário verificar e analisar cada elemento ao longo do processo como uma maneira de entender todas as fases e evolução do produto. É também uma atividade de garantia da qualidade do produto verificar se as funcionalidades implementadas atendem ao que foi especificado junto ao cliente. O objetivo é buscar respostas e validar os requisitos do produto e determinar se estão de acordo com as necessidades dos clientes.

O ponto chave do teste de software é também as busca por possíveis defeitos ou comportamentos não previstos gerados durante o ciclo de vida do software. O encontro dos defeitos no produto ajudará a equipe de desenvolvimento a corrigir e melhorar seus processos e também criar novos modelos que possam ser mais eficientes e robustos.

As duas abordagens principais de testes são conhecidas como black box ou caixa preta e white box ou caixa branca. No modelo de caixa preta o que norteia serão as saídas obtidas considerando os dados de entrada e se estes estão operando de forma adequada.



No modelo de caixa branca está relacionada com funcionalidades internas da composição do sistema de software, e que o profissional que o executa deverá ter habilidades com programação para que haja compreensão das estruturas lógicas do sistema.


Teste de Unidade, de Integração, de Sistema e de Aceitação


  • Os testes de unidade

    • que são testes individuais dos componentes do sistema, buscando verificar se cada parte está sendo executada corretamente.

  • Os testes de integração

    • buscam ir gradualmente implementando os módulos do sistema verificando se problemas ou defeitos surgem a cada incremento. Sua vantagem reside no fato de que esta técnica facilita a detecção precoce de erros visando a sua rápida correção.

  • Os Testes de sistema

    • buscam verificar de forma integral se todas as partes testadas anteriormente estão funcionando corretamente


INSPEÇÃO DE SOFTWARE


A atividade inspeção é geralmente composta por uma equipe de pessoas com conhecimento sobre o software. O corpo que compõe a equipe é divido em:


  • Autor

    • desenvolvedor da parte do sistema a ser inspecionada corrigindo problemas e servindo de guia para o restante da equipe

  • Inspetor

    • faz um exame do produto antes de reuniões de inspeção buscando encontrar defeitos

  • Leitor

    • individuo que apresenta ao restante da equipe do processo de inspeção do próximo ciclo de vida do software

  • Escritor

    • pessoa que registra os defeitos encontrados e demonstrados durante a reunião de inspeção

  • Moderador

    • liderança como um supervisor e administrador de todo o processo de inspeção


O processo de inspeção é divido em estágios, ao todo são seis:


  1. Planejamento

  2. Visão Geral

  3. Preparação

  4. Reunião

  5. Re-trabalho

  6. Acompanhamento


A maioria dos estágios é organizada pelo Moderador, é ele que define o que deve ser trazido à equipe de inspeção e da maneira que o processo será conduzido e quais partes serão inspecionadas


MODELOS DE MATURIDADE DE TESTES DE SOFTWARE


  • Processo de melhoria de testes - TPI ( Test Process Improvement )

    • Este modelo leva em consideração tempo, custo e qualidade por conta da necessidade de se ajustar rapidamente às mudanças



  • Test Maturiry Model - TMM

    • Baseado no CMM e desenvolvido no Instituto de Tecnologia de Illinois é um guia de referência com foco em melhoria de processos de testes



  • Test Improvement Model - TIM

    • Este modelo foi criado por desenvolvedores que buscavam melhorias nos processos de testes. Seu foco é identificar as práticas atuais e seus pontos chaves buscando remoção dos pontos fracos e implementação de pontos fortes.



CONCLUSÃO


O mercado de desenvolvimento é competitivo e as empresas buscam apresentar a melhor qualidade possível em seus sistemas, aŕea de grande investimento para garantir que o cliente obteve o que esperava.

Qualidade de software é verificar se o produto está de fato realizando aquilo para que foi projetado e implementado.



Fonte: B.S.A, Renata, V.C.C., Virgínia. Qualidade de Software.

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